10 de fevereiro de 2012

Estampas

As estampas estão de volta com força total. É a vez de apostar em florais graúdos, desenhos que remetam às artes gráficas e releituras modernas de motivos clássicos.  Elas "apimentam'" móveis, paredes, luminárias e objetos com suas cores e seus desenhos exuberantes!




Uma orientação é infalível: quando usar dois tipos diferentes de estampas, cuide para que elas tenham uma ou duas cores em comum. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição. Assim, se você tem almofadas floridas com um fundo rosa, a mesma cor pode estar na almofada listrada ao lado. Há outras regras simples:

• Some xadrez, floral e listrado e o resultado será muito bom, desde que, como já foi dito, mantenha-se um padrão de cor. Jogar com tons variados resultaria em um ambiente mais criativo, mas isso é tarefa para profissionais. 

• Para conferir a harmonia de cor e estampa, e perceber a variedade de tramas, monte sua cartela de tecidos. Com exceção de alguns produtos caríssimos, as lojas oferecem retalhinhos para os clientes. Colocando-os lado a lado você tem uma noção sobre o efeito que causam.

• Atenção às proporções: desenhos grandes vão bem especialmente em estofados grandes. Já desenhos miúdos caem bem tanto em estofados de dimensões maiores como nos de tamanho reduzido. 

• Analise o estilo da peça em questão e tente se nortear por ele. Para uma poltrona de linhas retas, por exemplo, esqueça os românticos tecidos florais.

• No quarto infantil, vale ousar: misture xadrez, poás e florais, desde que uma única cor prevaleça. Branco como pano de fundo ajuda nessas composições.








Kiss!

Um comentário:

  1. Adorei a dica das estampas e tem uma foto q é de cozinha e acho q vai ficar legal se eu fizer algo parecido na minha, pq ela é toda branca e tenho vontade de dar um up nela...rsrsrs... Beijo grande e parabéns Lara.

    ResponderExcluir