15 de janeiro de 2013

Dicas para realçar paredes!

Olá pessoas!!
Sabe aquela parede com pé-direito duplo que deixa sua casa com uma sensação incrível de vazio e que você não sabe o que fazer com ela para melhorar este cenário? Pois é. Agora você vai saber!
Darei algumas dicas valiosíssimas sobre como usar recursos simples, como pintura e iluminação, para realçar a parede e dar um "up" no visual da sua casa. Confira!


O bom e velho revestimento
A solução mais comum para revestir e realçar uma parede ainda é a pintura, que ganha reforço com os efeitos das texturas. Entre os revestimentos mais usados estão os painéis de diversos materiais – madeira, laca, emborrachados, fibras naturais -, papéis de parede, adesivos personalizados, tecidos, revestimentos estofados com espuma, pedras decorativas, pastilhas, cerâmicas, além de pinturas com efeitos que imitam texturas, como tecidos, concreto, aço, mármore e outros.

Invista na iluminação
A iluminação é um coringa para valorização de uma parede. Através das arandelas com diversos efeitos podemos demarcar fachos de luz nas paredes para cima e para baixo, causando uma iluminação difusa em direção à parede ou ao teto, ou até mesmo funcionando apenas como balizadores. Além dos recursos de luz, a própria arandela pode adornar uma parede. Iluminação proveniente do teto ou do piso também pode criar efeitos muito interessantes de fachos luminosos nas paredes.

Cores e estampas
É muito comum o uso de estampas e listras coloridas nas paredes através dos papéis de parede e dos adesivos, que chegaram com tudo na decoração. É preciso, porém, analisar o contexto a ser inserido, pois esse é, geralmente, um recurso para ambientes modernos e jovens, e também comerciais, onde é permitido explorar a criatividade. Ao usar essa proposta em residências, é necessário ter cuidado para não abusar nas cores dos mobiliários, deixando o entorno com tons mais neutros.

Espelhos e objetos de arte
Antes de falar no revestimento em si, uma parede ociosa pode receber personalidade através do uso de telas, quadros e obras de arte. Estantes e nichos com adornos e objetos também são cruciais para criar funcionalidade além da estética. O espelho também entra como um coringa na decoração por criar a sensação de amplitude nos ambientes.


#Fica a dica

É importante estar atento às tendências, às novidades quando o que se busca é um ambiente contemporâneo. No entanto, deve-se tomar cuidado também com as tendências de coleções de fabricantes, que lançam produtos diferenciados, mas que cairão em desuso na próxima estação, como é o caso das cerâmicas decorativas. É claro que as cerâmicas podem ser usadas e muitas não cairão no esquecimento, mas vale a pena observar cada estilo. Analisar o contexto, o perfil do ambiente e de quem irá usá-lo também é fundamental para a escolha certa do material. Vale lembrar que a contratação de um profissional poderá orientá-lo e direcioná-lo a escolher a decoração ideal para a sua parede.



Kisses!!